sábado, 26 de julho de 2014

Ato Inter-Religioso manifesta solidariedade as vítimas dos conflitos na Faixa de Gazza

Neste dia 25 de julho, no Dia Internacional de Jerusalém, na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, as principais lideranças religiosas desta fronteira participaram de um Ato Inter-Religioso realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu.

O evento teve como objetivo selar um compromisso pela Paz entre as instituições religiosas, promover a diversidade religiosa, os direitos humanos e prestar solidariedade as vítimas dos conflitos na Faixa de Gazza.

Estiveram presente os ilustres guias religiosos, Pedro Angelo (Centro Espírito Aprendizes do Evangélio), Sadi Buzanelo ( Presidente do Conselho dos Pastores de Foz), Jorge Amari (Pastor da Comunidade Alcance), Sheik Abdool Nasser (Mesquita de foz) , Sheik Mohamad Khalil (Sociedade Beneficente Islâmica)
 e o Dom Dirceu Vergini (Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana).


As lideranças foram convidadas a prestar um pronunciamento em nome de suas  instituições religiosas sobre a onda de violência instalada na Palestina, e celebrar uma oração pela Paz e pelas crianças, mulheres e homens vítimas dos ataques.  

Todos os convidados salientaram a importância em cultivar a tolerância, o diálogo, o amor ao próximo e combater a discriminação, radicalismos religiosos, enquanto despropósito aos princípios cristãos, islâmicos ou espíritas. Mostraram profunda condolência as crianças mortas, as famílias destruídas, e repudiaram a maneira como o mundo têm se utilizado do “nome de Deus” para promover guerras, com claro interesse político-econômico.

A perseguição de palestinos, cristãos, judeus, mencionada em diversas partes do mundo, rendeu um pedido de perdão conjunto pelos líderes. Após este, em um momento de silêncio, os guias religiosos juntos oraram pela Paz, cada qual utilizando suas crenças e fé.

O momento foi encerrado pela Luz como símbolo de combate a escuridão e trevas, onde cada líder acendeu uma vela numa mesma chama, compartilhando e selando um compromisso pela promoção da Paz e pela defesa da vida.

O evento foi acolhido pelo Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Dirceu Vergini, pelo Pároco da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Padre Clodoaldo Isidoro Frassetto e pelo Vigário Paroquial, Padre Carlos Sosa. Foi organizado pelo CDH-Foz em parceria com o Centro Cultural Islâmico Ahlul Bayat,  na figura do colaborador Adnan El Sayed.
 
Tathiana Guimarães
Cientista Social e Diretora de Comunicação do CDH-FOZ
 
Fotografias:

Tathiana Guimarães, Yassine Ahmad Hijazi e Conselho dos Pastores
 

 
 
 
 































 

 
'

Nenhum comentário:

Postar um comentário