sábado, 1 de janeiro de 2011

Calendário de lutas


23 de janeiro (1891) – Dia do Escritor Democrata, em homenagem ao nascimento de Antônio Gramsi.

21 de janeiro (1984) – Dia da Luta pela Terra. Nesta data foi criado em Cascavel o Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST.

30 de janeiro - Dia da Não Violência e da Paz - Homenagem a Mahatma Gandhi

07 de fevereiro (1796) – Dia da Dignidade Indígena – 1600 soldados do Império Português e 1900 soldados do Império espanhol massacram os rebeldes guaranis que lutavam em defesa de sua terra

17 de março (1981) -  ia de luta em defesa preço justo nas desapropriações.  Marcha dos Colonos à Foz do Iguaçu em defesa de preços justos nas desapropriações de terras e benfeitorias na região onde seria formado o Lago de Itaipu.

12 de abril (1925) – Dia da Marcha Heróica. Formada em Foz do Iguaçu a Coluna Prestes, a partir da união das colunas revolucionárias do rio Grande do Sul e de São Paulo, que marchou 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil defendendo as bandeiras da revolução tenentista.

1 Maio  - Dia Internacional do Trabalhador, data escolhida em homenagem à luta dos trabalhadores de Chicago.

03 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
 
8 de maio - Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

20 de maio (1991) – Fundação do Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu

04 de junho - Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

05 de junho - Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia

3 de julho (1951) – Aprovada a Lei Afonso Arinos que torna o racismo em crime

13 de maio (1990) - Dia da Promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente
 
28 de agosto (1979) – Promulgação da Lei de Anistia, após muita luta no Brasil e no exterior a ditadura cedeu às pressões promulgando a Lei de Anistia aprovada pelo Congresso.

12 de agosto (1798) - Dia do Panfleto Libertário. Conjurados baianos colam papéis manuscritos nos muros de Salvador. Pregam uma revolução por independência, democracia, liberdade para os escravos e igualdade social.

23 de agosto (1927) – Dia do Sindicalismo Combativo – os ativistas sindicais Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são eletrocutados nos EUA.

23 de setembro - Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

01 de outubro - Dia Internacional da Terceira Idade

05 de outubro (2006) - Chacina do Porto Belo. Quatro jovens são assassinados a tiro no momento que assistiam televisão na casa de uma das vítimas no bairro Porto Belo, em Foz do Iguaçu.

08 de outubro (1967) – Dia do Guerrilheiro Heróico – data universal de homenagem à Che Guevara, preso e assassinado.
28 outubros (1975) – Dia da Resistência Operária -  Trabalhadores realizam greve de fome no canteiro de Itaipu. Protestam contra a má qualidade da comida servida no refeitório. 35 participantes do protesto foram sumariamente demitidos e enviados à suas cidades de origem.

20 novembro - Dia Nacional da Consciência Negra , dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira

30 de novembro - Dia do Estatuto da Terra/Reforma Agrária

14 dezembros (1983) – Dia de Luta por um Transporte Coletivo Digno. Manifestação contra aumento no preço da passagem de ônibus é reprimida violentamente. A revolta popular obriga o prefeito de então a revogar o aumento. 

10 dezembro (1948) – Dia Universal dos Direitos Humanos
'

Nenhum comentário:

Postar um comentário